Pesque e Pague, uma tradição do estado do Paraná

A tradição dos pesqueiros, ou pesque e pague, do Paraná é conhecida, vê-se isso no desenvolvimento da pesca no estado, que hospeda grandes campeonatos no Rio Paraná e na represa de Itaipu. Assim também, o estado entrou no mapa da pesca em pesqueiros através do Campeonato Paranaense em Pesqueiros, que é parte das eliminatórias para o Campeonato Brasileiro em Pesqueiros.

Para quem está interessado em conhecer mais dessa atividade, antecipamos que é bom ter um conhecimento básico sobre os equipamentos que são necessários para sua prática. Os mais importantes são: as varas, as iscas e os anzóis.

Primeiramente as varas devem seguir os tamanhos indicados para cada tipo de peixe que se quer pescar. Por exemplo, se a ideia é mirar nos grandalhões, o melhor é usar varas maiores, com 2,40 ou 2,70 metros. Da mesma forma com as iscas, é importante ter uma boa variedade delas. Os anzóis têm tamanhos diferentes, e é preciso conhecer sobre o peixe que quer pescar, para saber qual anzol usar.

No caso dos pescadores iniciantes, bem como os que estão indo só por curiosidade, que ainda não tem todo o equipamento de pesca próprio, os pesque e pague têm a opção de aluguel de varas de bambu e vendem iscas diversas.

Juntamente com esses materiais, têm alguns itens essenciais que nunca podem ser deixados de lado. O protetor solar e o repelente são indispensáveis para quem quer passar bons momentos de pescaria. Um boné e um óculos polarizado vão proteger o pescador do sol, ao mesmo tempo que ajudam a enxergar melhor o movimento da água no momento do arremesso.

Pesque e Pague x Pesca Esportiva

Há quem não saiba a diferença entre as modalidades de Pesca Esportiva e Peque e Pague, como essa dúvida aparece frequentemente, vamos explicar quais as características de cada um:

Pesque e pague

Na prática do pesque pague todo o peixe que se pesca, é levado para casa. Eles não podem ser devolvidos ao lago. A espécies mais comuns para esse tipo de pesca são peixes como a tilápia, pacu, a carpa, catfish, e outras espécies nativas.

Pesca esportiva

Na modalidade de pesca esportiva é permitido devolver o peixe para a água. Em suma, os pescadores costumam medir e fotografar seu troféu, antes de colocá-lo novamente no lago.  Além das espécies tradicionais no pesque e pague, aqui também se encontram o dourado, o pintado, e peixes predadores e até carnívoros, que deixam a pesca ainda mais emocionante. Também é possível fazer a Pesca Esportiva Noturna.

Os Pesque e Pague do Paraná

O estado tem diversas opções de pesqueiros que têm uma boa estrutura de lazer, para atrair toda a família dos pescadores. Restaurares e playgrounds são diferenciais que ajudam na hora de escolher onde ir para se divertir. Para não ter erro, damos a dica de três pesque e pague que contam com atrações para todos.

Pesque e Pague do Rei

Com uma natureza privilegiada, o Pesque e Pague do Rei tem água em abundância, emolduradas por diversos tons de verde. Ele foi inaugurado em 1996, o pioneiro do ramo e se destaca até hoje. Além da pesca, ele conta com um parque aquático.

Bom Peixe – Restaurante e Pesqueiro

Como o nome já diz, esse é um bom lugar para pescar e se deliciar. Não falta sombra e água fresca para a pescaria, e os peixes são levados para casa já limpos. O restaurante existe desde 1994 e é um ambiente bem familiar, com comida caseira.

Pesque e Pague do Didi – Pesque e Pague Estrela na Manha

Este pesque e pague animado é também um santuário e um salão de festa, onde são realizados diversos tipos de evento. Eles também contam com churrasqueiras que podem ser alugadas para um dia de churrasco em família.

Enfim, agora que você já sabe tudo que precisa para a prática da pescaria em pesqueiros, clique aqui para ir até a nossa loja. Depois, é só escolher seus equipamentos e decidir para onde ir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?