Benefícios de colocar as crianças para pedalar, e como escolher a melhor bicicleta infantil

As crianças estão evoluindo o tempo todo, e são estimuladas por tudo que está em sua volta. Nesta fase elas só querem saber de brincar, criar e explorar! Assim, de forma prazerosa, elas estão desenvolvendo a inteligência, motricidade, afetividade e a sociabilidade. Andar de bicicleta é uma das formas mais completas de desenvolvimento das crianças. Vamos falar sobre seus benefícios e a maneira de escolher a melhor bicicleta infantil para os pequenos.

De antemão, sabemos que a infância é a fase que a criança ativa grande parte das regiões cerebrais através de suas vivências, e isto terá grande importância para a saúde mental ao longo de toda a sua vida. Definitivamente, a bicicleta é capaz de exercer um importante destaque neste desenvolvimento infantil. Além de oferecer benefícios para o desenvolvimento motor e cognitivo, trabalha também o lado afetivo.

Mais do que um exercício físico, andar de bicicleta é um estilo de vida

Antes de mais nada, quando se permite que uma criança rode com sua bicicleta pelo quarteirão, pelo bairro ou pela cidade (supervisionada), ela vai se sentir parte da comunidade, de algo maior. Além do mais, é uma maneira fácil e gostosa de tirá-la de casa para fazer exercícios e curtir o ar livre.

As crianças começam a sentir os benefícios do ciclismo antes mesmo de andarem em suas próprias bicicletas. Andando na cadeirinha anexa a bike dos pais elas já conseguem interagir com o ambiente, com a natureza, aprender hábitos saudáveis e já tomar gosto pela prática do pedal. Neste momento os pais já podem ensinar os filhos pequenos algumas regras de convivência, como o significado das sinalizações do trânsito.

Quanto mais cedo a criança entender a importância de manter hábitos saudáveis, melhor. Andar de bicicleta é considerado uma das formas mais eficientes de reduzir os riscos do sedentarismo, bem como a obesidade infantil, que em alguns países é vista como uma pandemia.

A relação das crianças com as bicicletas

O dia em que ganhamos nossa primeira bicicleta está guardado com carinho na memória afetiva de muitos de nós adultos. Isto porque, ganhar a primeira bike é o sonho de muitas crianças, é ela que traz as primeiras sensações de liberdade e independência que os pequenos vão sentir.

A princípio, a partir dos 3 anos as crianças já podem andar em bicicletas próprias para seus tamanhos, e melhor que tenham o apoio de rodinhas, que ajudam a diminuir os riscos de uma queda. Entre os 4 e os 6 anos as crianças já ganham benefícios reais ao pedalar, desenvolvem agilidade, velocidade e destreza, além de força e resistência.

Dos 7 até por volta dos 12 anos os aprendizados já passam a ser mais relacionados a pratica do esporte em si, do desenvolvimento dos valores sociais, como respeito e companheirismo, e ainda mais de superação e confiança em si mesmo.

É nesta etapa em que é vivido um momento muito especiais para as crianças, e para os pais, quase que um ritual de passagem onde a criança tira as rodinhas de apoio da bicicleta e aprende a se equilibrar sozinha. Se você viveu essa experiência, certamente está revivendo este momento agora.

Benefícios da bicicleta na infância

Quanto antes as crianças aprendem a pedalar, mais benefícios elas vão ter. Já citei alguns, mas agora vou destacar outros pontos benéficos:

  • A bicicleta ajuda muito no desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Esta é uma fase em que os pequenos estão tomando consciência do seu corpo, e o ciclismo ajuda muito nesta percepção;
  • Quando as crianças começam a usar a bike como meio de transporte, passam a ter consciência ecológica e ganham noção de espaço;
  • O sistema imunológico da criança é reforçado, além de melhorar as articulações e fortalecer os ossos;
  • Estimula a atenção e disciplina da criança, que passa a ter maior velocidade de raciocínio e desenvolvimento intelectual;
  • Quando a criança passa a pedalar regularmente ela desenvolve uma maior confiança em si mesma, se sente mais autônoma e capaz de superar medos e adversidades. Isto é muito importante para o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança.

A bicicleta infantil certa para cada idade

 Quando for fazer a escolha de qual bike dar para uma criança, se assegure de que ela tenha o tamanho certo, seja sólida e acompanhe os equipamentos de segurança. É importante também que a criança consiga encostar seus pés no chão. Aqui vão algumas dicas sobre altura:

• Aro 14”: Para crianças com 4 até 6 anos e/ou com altura de 95 a 110cm;

• Aro 16″: Para crianças entre 5 a 8 anos e/ou com altura entre 110 e 120cm;

• Aro 20” ou Aro 24”: Para crianças com 8 a 12 anos e/ou com altura entre 120 e 150cm.

Tenha atenção na hora da compra da bike para não correr riscos da criança se acidentar e ficar com algum receio de voltar a pedalar. Além disso, lembre-se sempre de que é indispensável o uso do capacete.

Agora que você já sabe tudo que precisa para iniciar as crianças no mundo dos pedais, clique aqui para acessar nossa loja e ver o que está faltando para a sua segurança e conforto.

2 thoughts on “Benefícios de colocar as crianças para pedalar, e como escolher a melhor bicicleta infantil

  1. Ivonei ferreira de Andrade says:

    Muito legal precisamos ensinar aos nossos filhos para que ele crescer no tempo certo tempo de ser criança . tempo de adolescente . jovem.eai vem tempo de adulto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Overlay Image
Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?