Emagrecer pedalando, saiba como!

Está querendo perder peso e entrar em forma? Vamos te dar uma ótima dica: dá para emagrecer pedalando! Além de liberar endorfina, a prática do ciclismo queima calorias, torneia as pernas, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, e muitos outros benefícios. Pedalar é um dos exercícios que mais exigem do nosso corpo, e é uma maneira divertida e eficiente de emagrecer.

Antes de mais nada, é importante lembrar que bike proporciona um exercício de baixo impacto nas articulações. O que é muito bom para quem tem problemas de joelho, tornozelos ou coluna. Para evitar lesões o ideal é usar roupas e calçados adequados, bem como se hidratar corretamente. 

Mas vá com calma, se você ainda não tem o hábito de pedalar, não comece já querendo percorrer uma maratona. A princípio faça percursos mais curtos, e com o tempo vá aumentando gradualmente o tempo e a distância percorrida. Não vá com muita sede ao pote, para não acabar cheio de dores e desmotivado.

Emagrecer pedalando

Desde já tenha em mente que para realmente queimar gorduras é necessário que você pedale em um rimo suficientemente alto para manter a frequência cardíaca entre 68% e 79%. Para conseguir monitorar os batimentos é possível usar monitores cardíacos. Os mais comuns são os relógios próprios para práticas de exercícios, que vêm com uma fita para ser presa perto do coração. Relógios smarts conseguem medir a frequência cardíaca através da proximidade com o pulso.

Por outro lado, para quem não faz questão de usar nenhum destes apetrechos, tem bom jeito de saber se o coração está realmente acelerado. Busque um ritmo de pedalada que te deixe com o fôlego alterado, mas que ainda possibilite de você conversar.

Treinos de uma hora por dia são o ideal para quem busca emagrecer. Segundo estudos, treinos com a duração de uma hora podem chegar a queimar uma média de mil calorias. Isto dependendo do condicionamento físico do ciclista e da intensidade do treino praticado.

Os treinos de alta intensidade ajudam a melhorar o condicionamento cardiovascular. Assim, o seu corpo queima calorias de forma mais eficiente. Para dar um gás no processo de perda de peso, você pode intercalar os treinos regulares com treinos pesados. Logo, uma combinação de alta intensidade, com final moderado, pode ser um sucesso. Para isso, você deverá pedalar com a frequência cardíaca entre 70% e 90% por grande parte do treino. Para se auto avaliar basta tentar conversar, se o papo está rolando, é sinal de que pode subir os batimentos um pouco mais.

A bike como meio de transporte, e para emagrecer

Se você não trabalha muito longe de casa, a bike pode te trazer ainda mais um benefício.  Ao usá-la para ir ao trabalho, ao invés do carro, você estará colocando na sua rotina um exercício físico regular. Terá também uma economia no valor de transporte, e enfim, vai emagrecer.  O vento no rosto dá uma sensação incrível de liberdade, e tudo isso vai valer o tempo a mais para chegar ao trabalho, faculdade ou escola.

A Universidade East Anglia junto do Centro de Pesquisa de Dieta e Atividade, publicaram recentemente um estudo mostrando que as pessoas que passam a utilizar a bicicleta ao invés do carro ou transporte público, perderam cerca de 7kg em um ano, fazendo um caminho de apenas 30 minutos.

Uma opção para quem não tem como pedalar na rua

Se para você é melhor fazer exercícios em casa, ou na academia, a bike também pode ser uma aliada para o seu emagrecimento. O uso de uma bicicleta ergométrica, ou de spinning, promove a perda de peso, além de ser um treino mais seguro, e com a postura mais correta.

Neste tipo de exercício é possível ter controle da intensidade do pedalar, potencializando o gasto calórico. Mas é importante seguir uma regra crucial: para haver a queima de calorias é necessário pedalar por ao menos 30 minutos. 

Os benefícios do pedal

Andar de bicicleta é uma das melhores atividades aeróbicas. Ela melhora o condicionamento físico, ativa os músculos, promove uma melhora da circulação sanguínea e na integridade dos vasos.

Além disso tudo, pedalar ajuda a regular os níveis de colesterol, e a prevenir acúmulo de gordura nas artérias. Sua prática constante diminui o risco de aterosclerose e hipertensão, entre outras doenças.

O gasto de energia do corpo é eficiente, e ajuda até mesmo a quem tem dificuldades em dormir. Atividades físicas levam a liberação de neurotransmissores e promovem um relaxamento muscular. Um aliado para quem quer combater a insônia.

Tudo isso, junto de uma alimentação saudável, vai certamente te levar a perder peso. Mas não se esqueça de que para a prática de emagrecer pedalando ser bem-sucedida é necessário o uso dos equipamentos adequados. Clique aqui para entrar no nosso site e conferir se você já tem tudo o que precisa.

Bom treino e até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Overlay Image
Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?