Outubro Rosa: a história, o autoexame e as ações dos ciclistas para ajudar

Sempre que começa o mês de outubro vemos uma onda cor de rosa tomar conta de nossas vidas. A razão disto é a campanha Outubro Rosa. Ela é realizada em todo o mundo com a intenção de compartilhar informações e principalmente, promover a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Com isso, toda a comunidade se envolve para ajudar esta causa, inclusive os ciclistas.

Durante todo o mês muitas instituições promovem eventos para falar sobre o tema, bem como encorajar as mulheres a realizarem seus exames, que são fundamentais para a prevenção da doença. Afinal, Conhecer o próprio corpo é muito eficaz na luta contra o câncer de mama, porque os primeiros sintomas são silenciosos.

A criação do movimento Outubro Rosa veio a partir do esporte! No ano 1990 foi realizado em Nova Iorque a “Corrida pela cura”. Uma corrida de rua que tinha como objetivo arrecadar fundos para a realização de pesquisas sobre o câncer de mama pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Assim, o evento se tornou conhecido em todo mundo.

As ações dos ciclistas no Outubro Rosa

Em diversas cidades do Brasil são realizadas corridas de bike com o intuito de angariar fundos e conscientizar sobre a doença. Estes eventos são realizados por empresas, hospitais, e grupos de ciclismo. Bem como blusa cor de rosa é o uniforme certo para a ocasião.

Antes de mais nada, esses eventos acontecem para ter sua renda revertida para pesquisas, alguns não cobram o pagamento em dinheiro, mas sim em doações. Cada lugar faz o que pode para ajudar. Em São Paulo acontece um grande evento, que fecha a Av. Paulista. Em Curitiba já foi realizado o “Pedal VouDeBikeSaltoAlto”, uma corrida em diversos parques da cidade.

O autoexame de mama

O autoexame de mama é uma das formas mais eficazes de detectar a doença precocemente. Quanto antes for detectada, maior as chances de cura. O exame consiste em tocar as mamas, e áreas ao redor, como axila e clavículas (ou saboneteiras), para identificar possíveis alterações.

Definitivamente, é muito importante que ao menor sinal de desconforto a mulher busque um mastologista ou ginecologista para fazer uma avaliação profissional, e se necessário, indicar exames que aprofundem mais a busca. Se você ainda não fez o autoexame, ou não sabe como realizá-lo, aqui vão algumas dicas:

Aproveite o Outubro Rosa e faça o autoexame

1.Primeiramente, levante seu braço esquerdo e apoie o na cabeça;

2.Estique a mão direita e examine a mama esquerda;

3.Faça movimentos circulares, sempre de cima para baixo;

4. Faça o mesmo na axila e clavícula;

5.Logo depois repita todo o procedimento na outra mama;

6. Observe o tamanho e posição do mamilo;

7. Pressione o mamilo levemente para se certificar se existe eliminação de secreção;

8.Enfim, observe se há alguma anormalidade na forma das mamas;

Os sinais mais comuns que podem servir de alerta são: secreções, pele enrugada, nódulos, feridas, inchaço e vermelhidão.

O câncer de mama e os homens

É interessante que os homens incentivem suas companheiras a fazerem o autoexame, mas sempre devem estar atentos a alterações sem seu próprio corpo. A grande maioria de casos de câncer de mama acontece em mulheres, porém, homens também podem contrair a doença. Segundo o Ministério da Saúde, os casos em homens representam menos de 1%, mas mesmo assim, é sempre valido se cuidar!

Do mesmo modo, esperamos estar fazendo a nossa contribuição para a conscientização da importância do autoexame nas mamas. Sendo mulher ou não, cuide-se sempre! E se você conhece alguma mulher que ainda não tem consciência da importância, ou não sabe fazer o autoexame, faça a sua parte e envie este texto para ela!

O esporte é importante na prevenção de diversas doenças, se você já é cliclista ou está querendo começar a cuidar da sua saúde, clique aqui para conhecer nossa loja.

Cuidem-se e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Overlay Image
Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?