Conheça o novo campeão mundial de MTB Henrique Avancini, e sua importância no esporte brasileiro

No último domingo, 4 de outubro, o ciclista Henrique Avancini entrou definitivamente na história ao atingir o maior feito de sua já premiada carreira. Ele venceu, pela primeira vez, uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike no XCO, a versão olímpica da modalidade. O prêmio aconteceu em Nove Mestro, na República Tcheca, onde se iniciou a temporada de 2020.

Durante a prova, o brasileiro se manteve entre os cincos primeiros colocados durante todo o percurso. Enfim, ele assumiu a liderança na última volta, em um tempo recorde de 1h25min3s. Foi sua quarta vitória em Copas do Mundo nessa distância, a primeira aconteceu há dois anos. Da mesma forma, Henrique já foi campeão mundial na versão maratona do mountain bike.

O atleta Henrique Avancini

Henrique nasceu na cidade histórica de Petrópolis, no interior do estado do Rio de Janeiro. Hoje com 31 anos, ele começou a competir ainda aos 8. Sua bicicleta foi montada na oficina de seu pai.  Desde então, ele se tornou o primeiro brasileiro a vencer o campeonato nacional em todas as suas categorias. Desde Junior até Elite.

Ao mesmo tempo, ele e sua esposa Izabelle Avancini são líderes de uma célula para adolescentes na Igreja Metodista Nova Itaipava.

O “efeito Henrique” no ciclismo brasileiro

Pode-se considerar que existe um antes de depois de Henrique no ciclismo do Brasil. Afinal, o esporte ganhou muito mais visibilidade com a chegada do atleta à elite do mountain bike. O outro ganho pelo atleta no último domingo veio para confirmar que ele é o maior ciclista da história do país. Isto porque, é graças a ele que o MTB está virando febre no Brasil.

A transmissão da Copa do Mundo aconteceu pelo canal da Red Bull, e de acordo com o canal o Brasil deu mais audiência do que qualquer outros país do mundo. Além disso, o mountain bike é hoje o esporte olímpico individual mais rico do país. Capaz de atrair até 20 mil espectadores para uma única prova. Avancini é um dos grandes responsáveis por este reconhecimento.

Afinal, 18 marcas são ligadas continuamente com o ciclista. Que em número de patrocínios é, sozinho, maior que a Confederação Brasileira de Ciclismo. Isto ilustra o tamanho e a importância de Henrique para o esporte.

Henrique Avancini Racing

O propósito do atleta não é apenas colecionar vitorias sob duas rodas, ele busca vitorias também para a sociedade como um todo. Atualmente são 12 profissionais responsáveis por auxiliá-lo: treinadores, fisioterapeutas, mecânicos, entre outros. Mas, além disto, ele emprega mais 17 profissionais que trabalham em projetos para desenvolver a modalidade e formar novos atletas que um dia possam superá-lo.

Foi desta forma que surgiu a “Henrique Avancini Racing”, responsável pela administração de duas equipes de base, com cinco atletas. Ela conta com centro de treinamento, treinadores, psicólogos, fisioterapeutas, mecânicos, e todo o acompanhamento necessário para estes esportistas.

Henrique se vê como uma pequena fagulha para o crescimento do mountain bike no Brasil. Este crescimento anda lado a lado com seus resultados. O brasileiro depende do orgulho próprio, e quando o atleta brasileiro começou a dar grandes alegrias em cima de uma bicicleta, toda a comunidade de ciclistas foi mais valorizada.

A Febe Fitness parabeniza o atleta, e todos os outros atletas profissionais ou não, que se aventuram sobre rodas. Para pedalar com mais conforto, segurança e estilo vá até nossa loja clicando aqui.

Até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Overlay Image
Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?