Como escolher o selim correto para você?

Á primeira vista comprar uma bicicleta pode parecer simples, mas detalhes importantes fazem muita diferença para o ciclista. Um deles é o selim, item que é responsável por diversas reclamações de desconforto ao pedalar. Para você acertar na sua compra, vamos te ajudar a escolher o selim correto para seu corpo.

Para começar, precisamos entender o que são os ísquios, conhecidos como os “ossinhos da bunda”. Eles constituem a zona inferior da pélvis, e sempre que sentamos na bicicleta apoiamos a maior parte do peso do corpo neste par de ossos.

Se eles estiverem mal-ajeitados ou comprimidos sobre o selim, pode causar dores e incômodos tanto ao pedalar, quando depois, ao sair da bicicleta. Dessa forma, o primeiro fator que é interessante você analisar é a distância entre os ísquios. Isto pode ser difícil para quem está iniciando nos assuntos de ciclismo.

Como medir a distância entre os ísquios para encontrar o selim correto?

Você mesmo pode fazer essa medição. Para isso você vai precisar de uma cadeira rígida e um material espumado, que consiga marcar a região que você ficará sentado. Assim você deverá colocar a espuma em cima da cadeira e se sentar. Ao sentar, imediatamente apoie seus pés em uma superfície que faça com que o ângulo entre sua coluna e seus joelhos esteja em torno de 70º. Espere um pouco para marcar a espuma e se levante. Enfim, basta verificar a medida entre as duas marcas que ficaram no assento.

Se você está disposto a investir um pouco mais, pode fazer um bike fit com um profissional capacitado.

Flexibilidade da coluna e rotação na região pélvica

Juntamente com os ísquios, a rotação da pelve e a flexibilidade da coluna podem ser fatores determinantes no momento em que você estiver buscando o selim ideal. São estas características que auxiliam no posicionamento do atleta em cima do banco da bicicleta.

Quando o ciclista tem uma maior rotação pélvica e boa flexibilidade, está mais apto a ficar sentado sobre seus ísquios. Isto indica que um bom selim é o que dê um suporte no controle, bem como um bom amortecimento, que não interfira na região frontal ao pedalar.

Por outro lado, os cliclistas que têm uma menor rotação pélvica, a pressão acaba se dando mais na região do períneo. Já que a tendência é manter a pelve mais rígida sobre o banco. Nestes casos, o banco ideal é o com mais absorção de impacto na região centro-frontal.

Para escolher o selim, ou até mesmo a bicicleta ideal para você, é muito importante que você saiba como seu corpo se comporta, e para isso o melhor a fazer é pedalar! É em atividade que você poderá perceber seu posicionamento preferido, o que lhe traz mais conforto, como sente que pode melhorar sua performance, tudo isso deve ser analisado.

Mais algumas dicas para te ajudar na busca pelo selim correto:

Não adianta comprar o melhor selim e não o montar corretamente. O ideal é que você o teste na posição correta antes de comprar.

Ao testar o selim mude de posição várias vezes, simule algumas situações que você passa pedalando.

Se for adquirir uma bike usada, confira se o selim não está com algum defeito.

Não se esqueça que essa é uma escolha pessoal, de acordo com seu corpo e forma de pedalar, então é você quem deve fazer os testes.

Espero que não tenha ficado nenhuma dúvida, tanto da importância de um selim correto para você, quanto de como buscar por ele. O próximo passo agora é pedalar com ainda mais conforto. E não se esqueça de que muitos outros acessórios podem te trazer ainda mais conforto, clique aqui para ir até nossa loja e conferir produtos que podem melhorar sua performance.

Nos vemos na próxima, boa pedalada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Overlay Image
Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?