A relação entre pais e filhos, e a prática de esportes

Neste fim de semana, dia 9 de agosto, comemoraremos o dia dos pais, e desde já vale refletirmos sobre a prática de esportes e a relação entre pais e filhos. Uma lembrança muito vívida na cabeça de muitos pais é de quando se ensina o filho a andar de bicicleta. Afinal, este é um dos momentos mais simbólicos desta relação tão bonita, e pode ser apenas o começo de um programa em família.

Da mesma forma que os pais, o esporte também é uma fonte inesgotável de aprendizado. Sua contribuição na formação de crianças e jovens vai além do espírito esportivo. A prática de esportes é benéfica para a formação de caráter e valores.

Assim também o esporte é uma ferramenta muito poderosa para trabalhar a relação, que pode até ser complicada, entre pais e filhos. Desde os pais que estão sempre na arquibancada, seja vibrando pelas conquistas esportivas dos filhos, ou dando apoio incondicional, até o momento em que os filhos é que resolvem seguir os passos de um pai atleta.

Frequentemente, a herança genética traz uma veia ligada a algum esporte. Pode ser o surfe, o ciclismo, as diversas formas de luta, o gosto pelo vôlei ou o tradicional futebol. Ver o filho ser aprendiz, e quem sabe um dia se tornar parceiro do pai, é uma experiência única e gratificante para ambos. Pode ser na praia, nas trilhas, ou na pista de skate, quando pai e filho se divertem juntos na prática de um exercício, estão solidificando uma amizade, bem como o cuidado da saúde. Quanto antes as crianças entenderem a importância do exercício, mais facilmente vão pegar gosto e fazer dele um hábito.

O ganho na prática de esportes se estende por toda a família, e não só no âmbito das relações pessoais, e nem da saúde. Como já falamos, há também uma forte influência na fundação dos valores dos jovens, por exemplo:

Aprender a perseverar com disciplina

No esporte, assim como na vida, nem sempre saímos ganhando. É preciso ter disciplina, estar focado no objetivo e não nos abater com os obstáculos que devem ser superados. No entanto, é importantíssimo saber perder, e valorizar a vitória do adversário.

Trabalho em família, trabalho em equipe

A prática esportiva pode começar em família, mas irá contribuir muito para a capacidade de trabalhar em equipe, em prol a um bem comum. Para se chegar a vitória, cada membro deve conhecer seus pontos fortes e se esforçar igualmente.  Assim como, a prática em equipe ensina que muitas vezes se deve deixar o ego de lado e não querer brilhar mais do que seus companheiros.

Respeito as regras e as autoridades

Um dos pilares mais importantes do esporte é o respeito as regras do jogo. Na vida é da mesma forma. É necessário conhecer bem as regras e levá-las a sério. Este é um ensinamento crucial para o caráter de um jovem. A figura da autoridade, seja o pai, técnico ou o juíz, deve ser tão respeitada quanto.

Definitivamente, existem muitos paralelos entre os esportes e a vida, e principalmente entre a prática de atividades e o relacionamento de pais e filhos. Todas elas servem como base para uma relação ainda mais sólida e saudável, cheia de amor e de momentos inesquecíveis.

Que tal pensar em algum esporte que possa ser praticado em família neste dia dos pais? E no caso dos filhos que deixam o presente para última hora, clique aqui para acessar nossa loja e escolher o presente ideal para seu pai atleta.

Desejamos um feliz dia dos pais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Overlay Image
Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?