É ou não é uma delícia aproveitar o ar livre em um belo dia de sol? O que não faltam são atividades para curtir o dia ensolarado. Entre os diversos benefícios que o sol nos traz está a melhora nos níveis de vitamina D. Ela está sendo muito falada nos últimos tempos por ajudar na imunidade. Apesar disso, não podemos nunca deixar de nos proteger dos raios solares, e as roupas com proteção solar estão aí para deixar essa proteção mais fácil! Vamos entender um pouco mais sobre a tecnologia por trás destes tecidos?
Antes de mais nada, é bom reforçarmos que devemos estar frequentemente cuidando da proteção da pele, ainda mais morando em um país tropical. Para termos uma dimensão desta importância, basta sabermos que no Brasil o câncer de pele representa mais de um terço dos casos de cânceres.
Roupas com proteção solar são capazes de bloquear entorno de 98% dos raios, igualmente UVA e o UVB. Isso já as tornam melhores que os protetores solares, que normalmente protegem menos da metade de UVA do que de UVB. Bem como, os protetores devem ser reaplicados de tempos em tempos, ou perdem o fator de proteção. E é muito comum esquecermos dessas reaplicações.
Vale lembrar o quão indispensável é o uso do protetor solar no rosto e nas áreas do corpo que não estiverem cobertas com as roupas com proteção solar.
De onde veio a tecnologia
Os tecidos com proteção para raios UV foram desenvolvidos na Austrália, em 1996. Eles vieram com a importante missão de reduzir a alta incidência de melanoma, um tipo de câncer de pele que afeta muitos australianos.
Logo, foi uma questão de tempo para outros países passarem a fabricar tecidos com esta tecnologia. Alguns países têm suas regulamentações próprias, dependendo da intensidade dos raios solares no local. No Brasil, as empresas têxteis usam as especificações australianas.
Como os tecidos com proteção solar são feitos?
Um tecido comum pode ter o FPU até 5. Os tecidos com proteções solares podem atingir níveis de defesa bem mais altos, chegando a oferecer até FPU 50. A produção se trata de um banho químico aquoso, que tem a função de reforçar os níveis de proteção do tecido.
Posteriormente, os tecidos são submetidos a testes rigorosos, feitos nos laboratórios credenciados pelo Inmetro. Estes seguem as normas da ARPANSA, e assim fica comprovada a eficiência do FPU. Definitivamente, é imprescindível você verificar a certificação da peça, para sua segurança.
Outros benefícios das roupas com proteção solar
Além de terem uma ótima proteção para os raios UV, prevenirem o câncer de pele, agirem contra o envelhecimento e o surgimento de rugas, as roupas com proteção solar trazem outros benefícios:
Os protetores solares tem muitos componentes químicos, e boa parte deles é absorvida pela pele. As roupas UV não liberam nenhum composto químico, o que as fazem ser a melhor alternativa para aquelas pessoas que ficam com alergia aos protetores. Já que não liberam nenhum componente químico, as roupas podem ser usadas de bebes até idosos, todos que têm a pele mais sensível e delicada.
Grande parte das roupas com esta tecnologia que estão disponíveis hoje no mercado, são desenvolvidas com uma técnica que torna o fator de proteção permanente. Dessa forma, você poderá usa-las quantas vezes quiser, a proteção estará sempre ativa, e não será necessários retoques.
Os tecidos são sempre leves e frescos, não atrapalham na prática de atividades esportivas, nem na brincadeira das crianças.
Outros tipos de tecidos com proteção
Existem alguns outros tipos de tecido que também protegem contra fatores, como a tecnologia repelente de insetos, que faz com que eles permaneçam afastados. Há as roupas térmicas, que ajudam a substituir camadas de casacos por peças finas. E a mais conhecida, a tecnologia dry, que faz com que a roupa seque rapidamente.
Independe da tecnologia da roupa que você for usar para sua proteção, se você é do tipo que gosta de praticar esportes, nós temos duas dicas de ouro para te dar: nunca deixe de passar protetor solar e clique aqui para passear pela nossa loja!
Até semana que vem!