Como cuidar da corrente da sua bike

A corrente da bicicleta precisa de cuidados especiais já que ela é uma das responsáveis por manter a segurança e desempenho do ciclista. Afinal, a corrente é uma das partes mais importantes de toda a bike: é ela que transforma a força das pedaladas na energia para as rodas. Logo, deixar suas correntes limpinhas e lubrificadas é a melhor maneira de conservá-las e ter o melhor da sua bicicleta. Ao cuidar bem das peças da bike, vai aumentar sua vida útil. 

Manutenção correta 

Muita gente por aí acredita que a manutenção da bike deve ser feita quando ela começa a apresentar algum problema. Este é um erro enorme. O mais indicado a se fazer é usar a manutenção como forma de evitar o surgimento de qualquer problema, então o ideal é levar a bike para um check up antes mesmo que ela peça. 

Assim também se mantem a corrente sempre em bom estado, já que ela é uma das peças que mais se desgasta porque ela fica muito exposta a sujeira, e sofre muita tração. A tração é a força exercida nos pedais, que faz com que a corrente fique bem desgastada.

Limpeza da corrente 

Antes de mais nada, você vai saber quando a corrente está suja. Ela faz uns barulhos que podem ser bem desagradáveis. O acúmulo dos detritos entre os elos, e no restante da transmissão, acaba com a durabilidade de todos os componentes. Isto porque, a areia e estas pedrinhas são como lixas que vão corroendo o material. 

Logo, manter sua corrente sempre limpa é a melhor forma de fugir deste problema. Para isso, você pode passar um desengraxante em toda a corrente enquanto vai girando os pedais para trás. Com a ajuda de uma escova de dentes velha é só limpar tudo e retirar o desengraxante com água. É importante deixar secar por pelo menos 10 minutos. 

Sempre que você voltar de uma pedalada no asfalto seco, lembre-se de tirar a sujeira com um pano seco e reaplicar o óleo. Se o passeio envolver um pouco mais se sujeira, pode ser que valha a pena uma limpeza melhor. 

Lubrificando a corrente 

De acordo com o que falamos acima, é bom que seja passado um óleo na corrente da bike depois que a limpeza é feita. Não use um óleo qualquer, afinal já existem produtos próprios para estas funções que podem ser comprados facilmente. Logo, escolha o melhor óleo para lubrificação de correntes e mãos à obra. 

Você deve pingar uma gotinha em cada elo, depois gire os pedais para trás, assim irá espalhar melhor o produto. Com um paninho, você pode ir tirando o excesso. Esse é um passo a passo que funciona bem, mas é sempre bom você ler as instruções de uso do produto que você escolher. 

Agora que sua corrente está novinha em folha, e sua bike está bem cuidada, é hora de você cuidar dos seus equipamentos de seguranças e roupas para melhorar sua performance! Clique aqui para conferir as novidades da Febe Fitness e sair pedalando por ai! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Overlay Image
Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?