Novembro Azul e os cuidados da saúde dos homens

Assim como em outubro tivemos o Outubro Rosa, em novembro temos a campanha Novembro Azul, que busca trazer mais luz a assuntos relacionados a saúde dos homens, e principalmente conscientizá-los sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata, bem como falar com o público masculino sobre os cuidados com a saúde. São tratados temas como a hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis, além de ir para o lado emocional, que normalmente é deixado de lado por muitos homens.

Dessa forma, a campanha Novembro Azul está presente em 21 países, e é essencial para quebrar tabus em torno destes assuntos. Afinal, conversar sobre a saúde dos homens nem sempre é uma tarefa fácil, frequentemente eles se esquivam do assunto. Talvez por isso, a falta de informação e o preconceito ainda fazem com que alguns deixem de lado as visitas rotineiras aos médicos.

A história do Novembro Azul

À primeira vista, os amigos Travis Garone e Luke Slattery estavam apenas conversando em um bar na cidade de Melbourne, na Austrália. Mas foi ali que tiveram a ideia de deixar os bigodes crescerem para chamar atenção para os perigos do câncer de próstata. Era em novembro, mês que se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer, no dia 17/11.

Assim, alguns homens foram aderindo a campanha, e o movimento se espalhou pelo mundo. E não apenas usando azul e deixando o bigode. Muitos passaram a não fazer a barba neste mês, o que ficou conhecido como No-Shave November, ou novembro sem se barbear. A campanha atraiu muitos adeptos mundo a fora, inclusive no mundo do esporte.

O câncer de próstata

Com o tempo a campanha Novembro Azul se estendeu para a saúde do homem em geral, porém, o câncer de próstata ainda tem um grande espaço. Ele é um dos tipos de cânceres mais comuns em todo o mundo. É mais encontrado em homens acima dos 65 anos, mas não é uma regra. Simultaneamente, o câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens do Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele (olha aí a importância de passar o protetor solar antes de subir na sua bike!)

São necessários dois exames inicias para começar o diagnóstico: o exame de sangue PSA e o exame de toque retal, que é o pesadelo de muitos homens, mas que é capaz de salvar vidas, já que quanto antes o câncer for descoberto, mais chance ele tem de ser curado.

Fatores de risco

A idade pode ser um fator de risco, mas é sempre importante lembrar que não é uma via de regra. A partir dos 50 anos é mais comum a doença aparecer, mas ela começa a se desenvolver antes de dar os primeiros sinais. Então, definitivamente, a prevenção é essencial.

Se já existe um caso da doença na família, em irmãos, primos de primeiro grau ou pai, aumenta a propensão. Maus hábitos são muito prejudiciais, para todas as doenças. O sedentarismo, a alimentação baseada em gordura, bem como a obesidade, coloca muitos homens na área de risco.

Os sintomas do câncer de próstata

O câncer em geral pode demorar para dar os sintomas iniciais. Na fase inicial o mais comum é sentir a bexiga desregulada, tendo dificuldades de urinar, ou urinar em excesso. Mas depois que a doença se instala, é possível perceber os sintomas mais severos, como a insuficiência renal, a infecção generalizada e dores nos ossos.

A saúde do homem para além do Novembro Azul

Antes de mais nada é preciso pensar que a melhor forma de prevenção é o cuidado regular da saúde. É preciso entender que incorporar hábitos saudáveis está além da busca pelo emagrecimento. Em suma, algumas simples mudanças podem melhor a saúde e o bem-estar dos homens, que são:

– Ter uma alimentação saudável

– Realizar check-ups anuais

– Fazer sexo com segurança

– Ficar sempre de olho no colesterol, diabetes e pressão

– Aproveitar as atividades ao ar livre

– Evitar o abuso do álcool e o cigarro

– Praticar exercício físicos regulares

Sabe como você pode começar a se cuidar, e de forma bem agradável? Com a prática de exercícios físicos, atividades ao ar livre e saindo para passear de bike! Ou mudando um hábito e usando mais a bicicleta como meio de transporte.

Além de cuidar da sua saúde, cuide também da sua segurança. Que tal clicar aqui para entrar na nossa loja e verificar se está em dia com os itens de ciclista?

Cuide da sua saúde e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Ganhe 10% Off na sua próxima compra
Assine nossa Newletter e ganhe 10% OFF em todos os produtos do site!
Obtenha ofertas e descontos exclusivos
Overlay Image
Iniciar conversa
1
Posso ajudar?
Olá, podemos te ajudar?